01 PUBLICAÇÕES
01
ARENA DAS DUNAS
Reportagem
Arena das Dunas.
LUME ARQUITETURA
02
NIKE COPACABANA
Reportagem Nike Copacabana
Revista L+D
Jul-Ago 2014
#49 PAGINA 69 A 73
02 concursos
WORKSHOP | INTERNACIONAL
"Laboratório de Experimentação"
com Aleksandra Stratimirovic, Fernanda Carvalho e Diana Joes
O workshop foi realizado durante a Semana da Luz em 2019, pela ASBAI, e consistiu na execução de exercícios de aprofundamento no entendimento da luz e da iluminação, a partir de uma abordagem não-convencional, dando protagonismo à escuridão e à simplicidade. Foram trabalhados, dentre outros, temas relacionados a iluminação low-tech, com high-emotional impact em atividades desenvolvidas e conduzidas pela convidada internacional, a artista e lighting designer Aleksandra Stratimirovic, em colaboração com as arquitetas e lighting designers Diana Joels e Fernanda Carvalho.
A instalação desenvolvida por Adriel Ushli junto aos arquitetos Fabio Nagata, Silvia Carneiro e Priscila Pacheco abordou a dualidade da escala humana em diferentes espaços físicos, ora reconfortantes e calmos, ora caóticos e opressores.
A instalação foi feita em duas partes. A primeira, representando a visão de um céu estrelado, consistiu em pequenos e distantes pontos iluminados, provocando a imaginação e trazendo impressão de serenidade, com pedras pintadas com tinta UV. Já a segunda, mirou a grandiosidade do universo, misturando luz, troca de cores, diferentes reflexos, fumaça e a representação de um buraco negro que suga a energia de um planeta quase a beira da morte.
WORKSHOP | INTERNACIONAL
"Ecologia da Luz"
com Nora Imaz e Hanan Peretz
No Workshop Ecologia da Luz, realizado pela ASBAI durante a Semana da Luz em 2018, Adriel Ushli atuou no projeto de umas das instalações – junto com os arquitetos Roberto Luis, Silvia Carneiro e Kika Choniaris –, o workshop ficou entre os cinco melhores no prêmio Darc Awards 2018
O projeto consistiu no desenvolvimento de um novo plano diretor de iluminação e três instalações provisórias com luz para região da Vila Tajai, antiga Vila dos Sapos, em São Paulo. A instalação desenvolvida foi batizada “Raízes que Abraçam” e consistiu em percurso multissensorial que dialogava com a representação das diferentes fases do rio: o rio corrente, aberto, sem alterações humanas; suas quedas e cachoeiras; suas nascentes; e, por fim, o rio canalizado, mas que espera para se libertar novamente.
Além dos recursos de luz empregados, destacou-se na impressão da instalação a ornamentação de origamis: de sapos, espalhados pela margem da representação de rio aberto; e de borboletas, ao final da representação do rio canalizado, representando a ideia de transformação enquanto expectativa perene do rio. Além disso, uma caixa de som foi dissimulada entre as folhagens mais densas, para proporcionar efeito sonoro de passagem por queda d'água.
A ideia para a instalação se baseou na cultura ecológica da própria comunidade local, refletindo boas práticas já vigentes no bairro como a catalogação e o afloramento de nascentes da região, o desenvolvimento de composteiras em todas as praças, o incentivo à reciclagem do lixo, a valorização do comércio local pelo consumo de mercadorias coletivas, dentre outras ações que visam qualificações para o título de primeiro eco-bairro de São Paulo.
CONCURSO | INTERNACIONAL
Outros
Territórios
A chamada de projetos Outros Territórios, de caráter público e internacional, teve como objetivo selecionar propostas de intervenção para o bairro montanhoso Buritis em Belo Horizonte, com escopo de alteração momentânea disruptiva em sua paisagem, originalmente caracterizada por “palafitas secas” (vigas e pilares aparentes sob os edifícios, expostas em milhares de construções na região). O edital permitiu o uso de projeções de vídeo, light art, peças de teatro, horticultura, intervenções paisagísticas, pintura, objetos, construções efêmeras e esportes radicais como algumas das muitas possibilidades de ocupação desses espaços.
Conhecido por seu crescimento exponencial em curto período de tempo, a área do atual bairro do Buritis foi, no passado, uma fazenda na Zona Sul de Belo Horizonte, que passou por um processo radical de povoação e verticalização no curso de uma geração. Tendo sido o maior canteiro de obras da cidade nas décadas de 1980 e 1990, o Buritis hoje encabeça a lista de bairros que oferecem o maior número de unidades habitacionais em Belo Horizonte. Sucessivas e desorientadas alterações na Lei de Uso e Ocupação do Solo a partir da década de 1980 estimularam a verticalização precária e desenfreada.
A proposta apresentada pelo Arquiteto Adriel Ushli no concurso Outros Territórios teve enfoque na problematização da precariedade das políticas públicas de ocupação que ensejaram o fenômeno das “palafitas”. Inspirada no movimento artístico criado por Piet Mondrian no início do século XX (1917), o Neoplasticismo, o projeto apresentado consistiu em instalação multissensorial, com luz e som, representando, em camadas, cada alteração da Lei de Uso e Ocupação do solo na região, denominada “Neopalafitismo”.
WORKSHOP | INTERNACIONAL
"Iluminação Urbana: a luz na cidade
ao olhar do pedestre"
com o Prof. Jan Ejhed
No Workshop Iluminação Urbana, realizado pela ASBAI durante a Semana da Luz em 2013, tinha como objetivo estudar a percepção das luzes em diferentes pontos, através do olhar do pedestre, o workshop foi ministrado pelo Professor Jan Ejhed, diretor do curso de Architectural Lighting Design na KTH em Estocolmo, Suécia, juntamente com a arquiteta e Light Designer Diana Joels.
CONCURSO | NACIONAL
Iluminação para Museus
IEE USP
O curso tinha como objetivo a analise e discussão sobre iluminação para museus, abordando temos como, degradação a longo prazo das obras e a refletância essencial de cor.
CONCURSO | NACIONAL
Montagem de iluminação para o MAC
Cidade Universitária
Consistiu no desenvolvimento do retrofit de iluminação do museu MAC cidade universitária, trancando a tecnologia existente e analisando os resultados com novos materiais de iluminação
PROJETO
Desenvolvimento de Fotos
utilizando a luz como material
de pintura
Promovendo seções de fotografias artística utilizando a luz como material de criação, fazendo a foto se destacar muito por conta de como a luz esta sendo apresentada na mesma.
CONCURSO | NACIONAL
Trabalho de iluminação em cores
Trabalho de iluminação em cores
Utilizando projetores RGB, afim de iluminar superfícies pintadas em diferentes cores, dessa forma foi possivel analisar como o espectro de luz RGB muda de acordo com os encontro das diferentes cores, e ver como o espectro pode ou não ser utilizado para conseguir determinados resultados dentro de projetos.